O exame de doppler arterial e venoso ajuda a identificar com precisão as mais diversas doenças causadas pela má circulação sanguínea.
Segundo o cardiômetro, um indicador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que informa o número de mortes no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares, a cada 90 segundos (um minuto e meio) ocorre um óbito em decorrência de problemas com o coração no país.
Segundo a entidade, doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação estão entre as principais causas de óbito.
E a estimativa da SBC é de que, somente em 2024, em torno de 400 mil pessoas morram no Brasil, isso em decorrência de doenças do coração e de circulação.
O doppler passou a ser o grande aliado dos médicos e dos pacientes na hora de identificar as doenças causadas pela má circulação, prevenir problemas e orientar tratamento. Continue a leitura e confira as diferenças entre os exames!
O que é o exame de doppler?
O doppler arterial e venoso é um exame não invasivo que utiliza da tecnologia de ultrassom aliado à função doppler, para ajudar a identificar com precisão doenças do sistema vascular.
Também chamado de ecodoppler, a análise gera imagens coloridas de alta resolução, possibilitando visualizar o movimento do sangue nas veias e artérias em tempo real.
Permite estimar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos de praticamente todas as regiões do corpo.
As diferenças entre doppler arterial e venoso
O doppler é indicado para identificar doenças e problemas do sistema vascular, formado por artérias e veias, e também chamado de sistema circulatório do corpo.
As artérias são as responsáveis por transportar o sangue oxigenado do coração para todo o organismo.
Já as veias são responsáveis por conduzirem o sangue de todo o corpo para o coração, porém, com menos oxigênio e mais gás carbônico.
Sabendo disso, fica mais fácil para você entender as diferenças entre o doppler arterial e venoso. Confira:
O doppler arterial, como o próprio nome sugere, é um exame realizado para avaliar o fluxo sanguíneo das artérias.
Já o Doppler venoso é realizado para visualizar o movimento do sangue nas veias do corpo.
Quais doenças o exame de doppler pode detectar?
Como já dissemos, o exame de doppler arterial e venoso é solicitado para ajudar no diagnóstico de doenças do sistema vascular.
O exame de doppler arterial é solicitado para auxiliar no diagnóstico de problemas de circulação sanguínea, como a aterosclerose, trombose, estenose (estreitamento) e a obstrução das artérias, bem como embolias, aneurismas e malformações congênitas.
No entanto, o doppler venoso é indicado para auxiliar os médicos e pacientes na identificação, em especial, da trombose venosa profunda e varizes, problemas comuns nos membros inferiores, bem como quadros relacionados à insuficiência venosa.
De forma geral, o exame pode ser solicitado por diferentes especialidades médicas, como, por exemplo:
- angiologistas, caso seja preciso observar as varizes e demais alterações vasculares,
- cardiologista, no caso de uma avaliação de todo o sistema cardiovascular,
- neurologista, para verificação da circulação sanguínea cerebral.
Destacamos que a realização do doppler arterial e venoso também ajuda a avaliar a oxigenação, batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta.
Agora que você conferiu quais são as diferenças entre o doppler arterial e venoso, quando for realizar o seu exame conte com a Radiance. Entre em contato e garanta o seu horário!
(Imagens: divulgação)