A importância do teste do pezinho para a saúde da criança

O teste do pezinho é definitivamente um ato de amor e responsabilidade.

Oficialmente chamado de Teste de Guthrie ou ainda triagem neonatal, esse simples procedimento permite que, a partir de diversos exames laboratoriais, possam ser identificadas de forma precoce diversas doenças.

Desse modo, quando necessário, medidas podem ser tomadas de maneira imediata, possibilitando o início de tratamentos, ação indispensável para evitar o agravamento dos problemas.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a mortalidade infantil no Brasil vem diminuindo, onde, no ano de 2023, registrou-se uma queda de 62% dos óbitos, isso se comparado ao ano de 1996, quando o governo começou a monitorar esse dado.

De acordo com o Ministério, esse excelente resultado se dá a partir de ações de imunoprevenção e diagnósticos corretos junto aos recém nascidos.

Neste post, apresentaremos detalhes do teste do pezinho e sua importância para a saúde da criança. Continue a leitura e confira!

 

Entendendo o teste do pezinho

O teste do pezinho ocorre a partir da coleta de sangue junto ao calcanhar do bebê, ou seja, a partir de um furo minúsculo, rápido e praticamente indolor, consegue-se coletar o material que é enviado para laboratório.

Usando as análises, caso sejam identificados problemas, o exame é repetido para que a doença possa ser confirmada.

Se validada a confirmação, inicia-se imediatamente o tratamento, uma situação que apresenta excelentes resultados, conforme vimos nos dados do Ministério da Saúde e que possibilita todos os cuidados para que se garanta a saúde da criança.

O período ideal para realizar o teste do pezinho é entre o 3º e 7º dia de vida, uma vez que o bebê já foi alimentado o suficiente, fato que evita o que é conhecido como falso negativo, ou seja, patologias que só são percebidas a partir da amamentação.

 

Quais doenças ele detecta?

O teste do pezinho permite a identificação rápida de doenças que não são perceptíveis no período neonatal.

A partir dessa simples ação, diminui-se ou eliminam-se sequelas associadas a diversas patologias, uma vez que se torna possível descobri-las e tratá-las com eficiência e de maneira rápida.

Dentre as diversas patologias que são avaliadas a partir desse teste, destacamos:

  • fenilcetonúria– acúmulo de fenilalanina, podendo causar deficiência mental,
  • doença falciforme – prejudica o transporte de oxigênio no sangue,
  • fibrose cística – doença que provoca danos no intestino delgado, pulmões e pâncreas,
  • deficiência de biotinidase – falta de biotina no organismo que pode levar a convulsões, queda de cabelo, fraqueza e deficiência imunológica,
  • hiperplasia adrenal congênita– reduz a produção de hormônio, afetando o crescimento da criança,
  • hipotireoidismo congênito – retardo mental,
  • toxoplasmose – sequelas irreversíveis na visão e audição.

 

Por que o teste do pezinho é essencial para a saúde das crianças?

 

Certamente, depois de todas essas informações, fica claro que o teste do pezinho é essencial e precisa ser realizado em todo recém-nascido.

A partir de uma ação simples e rápida, pode-se detectar de forma precoce doenças sérias, o que possibilita o início de tratamentos eficientes que garantam mais saúde e bem-estar ao longo da vida dessas crianças.

Não realizar esses exames pode impedir que um recém-nascido tenha uma vida saudável e esteja em condições adequadas para enfrentar alguma patologia que necessite de cuidados extras.

Uma excelente alternativa para isso é contar com a Radiance, uma clínica que oferece atendimento personalizado e humanizado para todos aqueles que necessitam realizar exames e tratamentos médicos em um ambiente acolhedor e familiar.

Trabalhando com preços acessíveis, a Radiance realiza o teste do pezinho, além de sexagem fetal e ultrassom obstétrico.

Acesse agora nosso site e conheça detalhes a respeito da nossa estrutura e exames que disponibilizamos para atendê-los da melhor forma!

(Imagens: divulgação)