Tudo sobre os exames toxicológicos para CNH

Os exames toxicológicos são exigidos por lei no Brasil para determinadas categorias de motoristas.

A Lei nº 13.103/2015, conhecida também como Lei do Caminhoneiro ou Motorista, prevê que esse exame tenha que ser realizado por todo cidadão que queira se habilitar como condutor profissional de veículos.

Portanto, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só será emitida mediante ao atendimento das exigências legais em casos como:

  • primeira habilitação,
  • renovação,
  • alteração de categoria.

Além disso, o motorista profissional brasileiro precisa realizar esse exame a cada 2 anos e 6 meses, conforme determina a Lei nº 14.071/2020.

Deseja saber detalhes a respeito dos exames toxicológicos para a CNH? Continue conosco e confira!

Os exames toxicológicos para CNH

Conforme vimos, todo motorista profissional precisa, por força de lei, realizar os exames toxicológicos para a obtenção, renovação e mudança de categoria da carteira de motorista, sendo também obrigatória uma nova avaliação a cada 2 anos e meio (30 meses).

Estão incluídos nessa exigência os condutores das categorias C, D e E.

Os motoristas que forem contratados para exercer essa função no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) também precisam passar pelo referido exame durante o processo de admissão e demissão.

O objetivo dessa ação é o de identificar o consumo de drogas em um período de 90 dias em testes realizados com cabelos e de 180 dias naqueles realizados com pelos.

A partir dessa identificação, pretende-se acabar com o uso de substâncias químicas e com a imprudência de motoristas nas ruas e estradas de todo o Brasil.

Para os motoristas que se negam a realizar esses exames, penalidades são previstas, tais como:

  • multas,
  • 7 pontos na carteira de habilitação,
  • suspensão da habilitação por 3 meses.

Caso o infrator esteja dirigindo sem a comprovação da realização dos exames, precisará mostrar laudos que comprovem a ausência de substâncias psicoativas em seu organismo, além do pagamento de multa correspondente ao delito.

Entenda tudo sobre os exames toxicológicos 

Conhecida a necessidade em realizar esse exame por parte daqueles que desejam atuar como motoristas profissionais e entender as consequências da sua não realização, vale compreender como o exame acontece.

Como os exames são feitos?

Como vimos, existem duas maneiras de realizar esse exame.

A mais simples é feita a partir do corte de uma mecha de cabelo que será avaliada em laboratório e que detecta a presença de materiais tóxicos consumidos em um prazo de até 90 dias.

Também é possível o exame através da retirada de pelos corporais, quando o prazo estende-se até 180 dias.

Esses pêlos podem ser retirados do:

  • braço,
  • axilas,
  • peito.

Existe ainda a possibilidade do exame ser realizado a partir de uma pequena amostra das unhas e também da urina, porém, essas opções só são realizadas quando as duas primeiras não são acessíveis.

Quais substâncias eles detectam?

As substâncias tóxicas são absorvidas na corrente sanguínea e levadas aos cabelos, e pêlos do corpo, portanto, estarão presentes no prazo já mencionado anteriormente.

Não existe qualquer necessidade de preparação para o exame, é solicitado apenas que os cabelos não estejam molhados.

A partir da realização do teste, são detectados as seguintes substâncias no organismo:

  • anfetamina,
  • maconha,
  • inibidores de apetite,
  • cocaína,
  • metanfetaminas,
  • crack,
  • morfina.

Não são identificadas outras substâncias, como álcool, cigarros, calmantes e anabolizantes.

Radiance: exames ágeis e de qualidade!

A Radiance Medicina Diagnóstica é uma excelente opção para quem precisa realizar seus exames toxicológicos.

Com uma estrutura moderna e tecnologia de primeiro mundo, a clínica não abre mão de um atendimento humanizado, personalizado e acolhedor.

Atendendo a diversas especialidades, a Radiance possui uma equipe altamente capacitada, composta por médicos, enfermeiros e profissionais da saúde prontos para ajudar.

Faça o seu exame conosco e esteja sempre tranquilo no dia a dia da sua profissão, sem correr riscos desnecessários e cumprindo com a sua obrigação de cidadão.

Entre em contato e agende agora mesmo o seu exame!

(Imagens: divulgação)